domingo, 4 de setembro de 2011

Enochiano


Enochiano

deldebbio | 4 de outubro de 2010
A Magia Enochiana é um poderoso sistema mágico (não uma Tradição, visto que é utilizado em algumas tradições como a Golden Dawn ou Astrum Argentum) que utiliza uma antiga linguagem apresentada pelo mago John Dee e pelo sensitivo Edward Kelly no século XVI. Utilizando-se de técnicas de meditação especiais, Kelly comunicou-se com formas de inteligência angélicas, enquanto Dee coordenava os experimentos e anotava os resultados de cada seção. Desta forma a linguagem Enochiana – base deste sistema mágico – foi descoberta (ou para ser mais exato, RE-descoberta, já que o mesmo princípio aparece também na kabbalah e no I-Ching). Posteriormente este sistema foi ampliado por Aleister Crowley pela revelação de suas correspondências planetárias e numéricas, o que possibilitou a criação da Gematria Enochiana.
Dentro do sistema de magia Enochiano compreende basicamente dois tipo de operações mágickas: a invocação dos espíritos e a viagem astral. Ambos os tipos têm sido utilizados com a mesma eficácia. Deve-se lembrar que este sistema funciona por ser esta a Vontade do magista; ou seja faz-se aqui necessária uma intensa disciplina de forma a que a determinação da Vontade possa ser separada do capricho.

O Sistema Enochiano define que em cada um dos planos existe a presença de uma chamada Torre de Vigia. As quatro Torres de Vigia correspondentes aos quatro elementos (terra, água, ar e fogo), cada uma em um diferente Plano Cósmico. Por sobre estas Torres há uma área chamada de Tableta da União, que ocupa o Plano Espiritual acima do Abismo.
De forma a permitir o estudo das Torres e sua hierarquia, Dee e Kelly criaram um tábulas quadrangulares, representativas de cada uma das Torres e da União. Estas tábulas representam o fio condutor do sistema de magia Enochiana, sendo uma representação do Cosmo, tal como a Árvore da Vida. Todos os nomes de todos os Anjos e suas hierarquias podem ser encontradas nestas tábulas. Os Aethyrs podem ser vistos como quadrados concêntricos circundando as Torres, sendo que cada quadrante possui uma complexa representação interna dos entrelaçamentos dos elementos físicos.
É importante ressaltar que as entidades enochianas com as quais se lida não correspondem per si nem à concepção popular de anjos nem à cabalística. Não podemos pensar nos Anjos Enochianos como as figuras contemplativas que são os anjos cabalísticos. E sob hipótese nenhuma pode-se pensar neles como as criaturas patéticas ditas “anjos” de certos ramos dos movimentos “New Age”. Para todos os meios e fins são consideradas entidades particulares com cuja lida deve ser cuidadosa. Um Anjo Enochiano é uma inteligência antiqüíssima,.estas entidades representam energias poderosas as quais não se devem tratar levianamente.
Alfabeto Enochiano
Esta tabela que postei acima representa a linguagem angélica que foi transmitida a Dee e Kelly, sendo tão poderosa que teve seus nomes anunciados de trás para diante, de modo a prevenir a conjuração acidental de algumas entidades. Acreditava-se que a simples pronúncia do nome desta entidade seria suficiente para conjurá-la, ou pelo menos algum aspecto seu. Esta linguagem foi denominada “Enochiano” por causa do patriarca bíblioco Enoch, o qual dizia-se ter “caminhado com Deus”. Este também era o nome de um grupo de adeptos que praticavam o ocultismo durante a Idade Média.
Agradecimentos ao Frater Horus Episkopos.

Um comentário:

  1. "...quem sabe perto do final...eu consiga ter uma noção do DOMINIO DA VIDA"

    Corra contra o tempo velho, seu final pode ser amanhã!

    ResponderExcluir